Salários de TI na Austrália


Quanto ganham os profissionais de TI na Austrália?

Praticamente todas as vezes que conversei com outros profissionais de TI aqui na Europa ou mesmo no Brasil sobre as diferenças entre Austrália, Brasil e Alemanha, a primeira pergunta que me fazem é geralmente relacionada à diferença de salários e custo de vida.

No post anterior eu fiz uma pequena comparação sobre o custo de vida entre Sydney e Berlin, e logo recebi mensagens no Facebook sobre como são os salários de TI na Austrália e se realmente vale a pena financeiramente fazer todo o processo e ir para a Austrália, então espero que este post ajude quem está em cima do muro ou apenas procrastinando mesmo a começar o processo de imigração pelo SkillSelect.

Salários na Austrália

Todos os anos, as grandes agências de recrutamento publicam suas pesquisas salariais que mostram a média do salário anual por cargo dentro de várias áreas. Como trabalho em TI e muitos dos leitores que entram em contato comigo também trabalham em TI, este post foca apenas nos salários da nossa área.

Montei a tabela abaixo mostrando os algumas das principais posições em TI, usando dados da pesquisa salarial anual da Robert Walters de 2015.






Alguns detalhes importantes sobre a tabela acima:
  • Estou listando apenas algumas das posições de TI mencionadas na pesquisa. Para ver os detalhes completos e todas as posições e salários, veja os links de download no fim deste post.
  • Todos os salários estão em Dólar Australiano.
  • A coluna "Salário anual" mostra a faixa de salários brutos anuais levantados pela pesquisa para full time, ou seja, funcionários de tempo integral, tipo CLT em termos de Brasil.
  • A primeira coluna "Salário mensal" é apenas o salário anual dividido por 12 e mostra o que seria o salário mensal bruto também para funcionários full time.
  • A coluna "Valor/dia" mostra o valor bruto pago por dia para contractors, que é o equivalente aos terceiros no Brasil.
  • A segunda coluna "Salário mensal" mostra a média da faixa de valor/dia apontada pela pesquisa, multiplicada por 22 dias úteis.
  • Todos os valores mostrados são brutos, ou seja, há que se considerar imposto de renda e outros descontos.
  • Assim como no Brasil, na Austrália o contractor ganha substancialmente mais, mas paga mais impostos e precisa ter suas finanças bem organizadas por um contador, sem falar na ausência de benefícios que as empresas dão à quem é funcionário full time.
  • Os salários acima são de posições de TI dentro da área financeira na Austrália (bancos, seguradoras, etc), que são um tanto mais elevados do que na área de comércio e indústria.
Para quem quiser pesquisar mais sobre os salários do seu cargo de TI na Austrália, a tabela abaixo mostra os nomes das posições em inglês.


Disponibilizei a planilha acima completa no Google Sheets para quem quiser ver, que tem também os salários destes mesmos profissionais porém da área de comércio e indústria.

Minha visão sobre salários e mercado

Na minha experiência com o mercado de TI na Australia tendo trabalhado na minha área desde que cheguei em Sydney, posso dizer que:
  • Na área de desenvolvimento Java, por ter entrevistado e contratado vários desenvolvedores para o meu time enquanto trabalhava na Optus, posso afirmar que em Sydney é comum ver salários mais altos do que os indicados pela pesquisa, principalmente para desenvolvedores senior.
  • O mesmo se aplica para Gerentes de Projeto Senior, especialmente para quem tem experiência com PMI, PRICE2 e metodologias ágeis.
  • Em geral, os outros salários médios mostrados pela pesquisa parecem fechar com a realidade do mercado.
  • Já fui contractor e full time e como contractor se ganha mais dinheiro, mas exige mais planejamento, especialmente com feriados e viagens, além de não possuir benefícios como férias pagas e sick leave. É perfeito para quem não tem planos para a duração do contrato.
  • Ser full time dá mais estabilidade e mais regalias, principalmente se for uma posição senior ou de liderança, além de garantir férias pagas e sick leave além de outros benefícios que algumas empresas dão, ações, bônus, carro da empresa, subsídio do seguro de saúde privado, estacionamento grátis, descontos em produtos e serviços, academia, etc.
  • Trabalhar em TI na área financeira, não necessariamente paga os melhores salários do mercado.
  • O mercado é nitidamente melhor para quem já tem experiência suficiente para ser considerado senior.

Download das pesquisas salariais


Comentários

  1. Olá Wagner, ótimo post. Obrigado pelas informações.
    Uma dúvida, você poderia explicar como funciona os descontos sobre os salários em modo Full Time? São equivalentes ao Brasil? Poderia dar um exemplo?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Plínio! Os benefícios e descontos do salário na Austrália são diferentes do Brasil sim.

      Dá uma olhada nesse simulador de cálculo de salários australianos http://www.paycalculator.com.au. Faça algumas simulações com um valor baixo (na área de TI) como AUD 80.000,00/ano, valor médio (AUD 120.000,00/ano) e alto (AUD 180.000,00/ano) para você ter uma idéia de descontos e salários líquidos.

      Abraço e obrigado pela visita! :)

      Excluir
  2. Muito bom! Pra quem procura empregos com visto de trabalho na Austrália tem esse site: http://jobsponsor.io

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica! E realmente tem job offers com sponsorship na Austrália! Muito bacana! Porém aparentemente não tem nenhum na área de TI :(

      Excluir
  3. Boa Dia Wagner, como estava seu inglês quando você foi para Austrália?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Júnior,

      Meu inglês já era bom quando mudei para a Austrália permanentemente, pois já trabalhava em uma empresa (Dell) onde tinha contato com americanos, indianos e chineses com bastante frequência. Meu inglês era muito melhor escrito do que falado, e foi quando cheguei na Austrália que a fluência realmente veio.

      Abraço,
      Wagner.

      Excluir
  4. Bom dia! Wagner,

    Na planilha você passou uma visão da área de desenvolvimento, o que você tem a me dizer sobre a área de Infraestrutura ai na Austrália (Virtualização, Cloud, Security e Network). Por exemplo, toda linha Microsoft Azure, Windows Server e Citrix.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown :)

      Acredito que as tecnologias que você mencionou caem ou na posição de Network Engineer ou Sysadmin, e ambas estão na tabela que postei lá em cima.

      No PDF que disponibilizei acima você pode ver todas as médias salariais para as diferentes posições relacionadas a Infrastructure, aqui vai o link https://www.dropbox.com/home/Blog%20-%20publico/Salarios_Australia_2012-2015?preview=2015+-+Salary+survey+-+Robert+Walters.pdf

      Um abraço,
      Wagner.

      Excluir
  5. Bom dia! Wagner,

    Na planilha você passou uma visão da área de desenvolvimento, o que você tem a me dizer sobre a área de Infraestrutura ai na Austrália (Virtualização, Cloud, Security e Network). Por exemplo, toda linha Microsoft Azure, Windows Server e Citrix.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felps :)

      Acredito que as tecnologias que você mencionou caem ou na posição de Network Engineer ou Sysadmin, e ambas estão na tabela que postei lá em cima.

      No PDF que disponibilizei acima você pode ver todas as médias salariais para as diferentes posições relacionadas a Infrastructure, aqui vai o link https://www.dropbox.com/home/Blog%20-%20publico/Salarios_Australia_2012-2015?preview=2015+-+Salary+survey+-+Robert+Walters.pdf

      Um abraço,
      Wagner.

      Excluir
  6. Olá Wagner, excelente post!

    Estou planejando morar na Austrália no ano que vem e pintou uma oportunidade de fazer um mestrado aí.
    Porém o valor do investimento é de A$32k para 2 anos de curso na área de gerenciamento de projetos.
    Estou um pouco na dúvida se vale a pena investir essa grana toda e se fazendo mestrado dá para conseguir alguma vaga de emprego na área.

    Aguardo seu retorno.

    Um abraço,
    Raphael

    ResponderExcluir
  7. Excelente cara. valeu pelo post

    ResponderExcluir
  8. Parabéns brother pelas info. Muito úteis.

    Software Engineer se enquadra como aí na Australia? Seria parecido com Analista Sistemas tb por aqui no Brasa?

    Abraço!
    Marcos

    ResponderExcluir
  9. A área de desenvolvedor (PHP, Java) paga quanto? Eu não tirei nenhum certificado ainda, quais eu preciso tirar NESSE CASO?? Eles dão valor pra quem fez tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2,5 anos) ??? Ou eu preciso fazer a faculdade de T.I. (o geralzão mesmo) ???

    ResponderExcluir
  10. Olá Wagner, parabéns pelo post, realmente muito informativo pra que tem dúvidas a respeito do mercado de TI na Austrália.
    Acredito que assim como eu, todos que visitam essa página estão a procura do mercado de trabalho na Austrália, o que como em qualquer outro país é muito mais bem remunerado do que no Brasil.
    Sou desenvolvedor Java a 3 anos, e tenho planos para me mudar para a Austrália, e gostaria muito de trabalhar no mesmo segmento ao qual trabalho atualmente.
    Sou recém graduado, e tenho conhecimentos em desenvolvimento Web (jsp, jsf, struts, html, etc) e cultura ágil (Scrum).
    Com sua experiência, gostaria de saber se existe alguma tecnologia específica (além das apresentadas a cima), que você acha essencial para ingressar no mercado de trabalho na Austrália, e gostaria que você disponibilizasse alguns links de sites que oferecem esse tipo de emprego por ai.

    Desde já agradeço, e mais uma vez, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  11. Olá Wagner, legal ver que teu blog está bombando! Na minha busca pelo google ele veio nos primeiros resultados =)

    Trabalhamos juntos na Dell - acho que entramos na mesma época lá. Ainda estou lá (já fazem quase 12 anos), e recentemente recebi uma oferta para trabalhar na Austrália. Depois de passar por todas as etapas, hoje me disseram que o sponsorship é apenas para o visto, e que eles não cobrem nenhuma despesa de viagem, mudança, etc. Uma pena, pq a empresa parecia boa, embora o salário fique um pouco abaixo do que tu publicou nesse artigo (e olha que ele é de 2015).

    Um abração, e sucesso pra ti!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas e Respostas: na busca do Sponsorship (parte 1)

Sydney x Berlin: custo de vida