1 ano de Alemanha


Exatamente 1 ano atrás, dia 12 de setembro de 2013, eu começava a colocar outro sonho em prática: viver e trabalhar na Europa, mas dessa vez, diferente da Austrália, a idéia é ficar por aqui no máximo 2 anos, pois sinceramente, ainda acho que não haja lugar melhor no mundo pra viver do que a minha linda Sydney.

Digo “outro” sonho porque a primeira grande mudança que fiz na minha vida foi justamente ao mudar para a Austrália em 2008 e, mesmo tendo o visto permanente em mãos e inglês fluente naquela época, eu não tinha certeza de que tudo ia dar (tão) certo.

Outra diferença importante foi o fato de já ter um contrato de trabalho assinado antes de chegar aqui (como contei nesse post), bem diferente daquelas primeiras semanas tensas a procura de emprego em Sydney em 2008.

Na época em que surgiu a idéia de buscar informações sobre programas de imigração qualificada de outros países (lá em 2007), a Austrália era apenas uma das opções. Canadá e Inglaterra também pareciam atraentes, especialmente o Canadá, por ter na época os requisitos mais fáceis de atender para poder pedir um visto permanente de trabalho.

Ou seja, mesmo lá atrás quando comecei a levar a idéia de morar fora do Brasil mais a sério, o velho continente também sempre pareceu uma opção interessante... e mesmo após decidir pela Austrália, o plano de um dia viver e trabalhar em TI por aqui nunca foi esquecido... 

E hoje cá estou! Um ano vivendo e trabalhando em Berlin! Parece que foi ontem que eu vivi toda aquela expectativa das entrevistas por Skype, o aguardo do feedback das empresas daqui (fiz entrevistas com empresas de Berlin, Munich e Londres), e aquele friozinho na barriga ao receber uma ligação no celular de um número começando com +49...

E tendo sentido isso pela segunda vez, uma coisa eu posso dizer com certeza: esse friozinho na barriga é uma das melhores sensações que se pode ter! Bom, essa e a euforia de receber o sim da empresa e uma oferta de emprego!

E se você ainda sonha com uma carreira no exterior e a possibilidade de ter ótima qualidade de vida em outro lugar do mundo mas vive esbarrando em desculpas esfarrapadas criadas por você mesmo, pare o que está fazendo agora mesmo e vá em busca do seu friozinho na barriga.


Comentários

  1. cara, adoro o teu blog e sigo desde o início. a minha única ressalva é que eu gostaria que tu escrevesse mais! hehe um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Vinícius!

      Obrigado pelo recado, cara! Realmente a frequência dos posts caiu muito com a mudança para a Alemanha e confesso que achar tempo está cada vez mais difícil... mas são mensagens como essa sua que me trazem a motivação de volta! :)

      Valeu e grande abraço!

      Excluir
  2. Muito inspirador achar o teu blog, Wagner.
    Sou formado Tecnólogo de Redes em Porto Alegre e estou fazem 45 dias em Frankfurt visitando minha irmã. Ela conseguiu me convencer em morar aqui com ela e estou dando entrada nos papéis para pelo menos conseguir um visto de estudante de início, pois quero cursar inglês aqui. Já tenho um inglês intermediário, mas quero a fluência (e claro, se possível dar os primeiros passos no alemão). Espero conseguir o visto pra estudar aqui por pelo menos 1 ano e um "mini-job" só pra pagar minhas pequenas contas, já que tenho a sorte de não precisar me preocupar com aluguel (pois vou morar na casa da minha irmã). Mas tu com certeza virou pra mim uma inspiração de onde eu gostaria de chegar daqui uns anos.
    Parabéns e tudo de bom.
    Ah, se tiver alguma dica para mim de como entrar na área de TI aquia na Alemanha com um inglês intermediário, te agradeço.
    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luiz! Muito obrigado pelas palavras! Fico feliz em saber que o blog ajuda ou inspira as pessoas de alguma forma :)

      A mudança para a Alemanha foi uma surpresa melhor do que o esperado e imagino que você esteja gostando muito de Frankfurt. Infelizmente não consegui passar por aí, mas pelo pouco que sei do mercado de TI nas grandes cidades da Alemanha, acho que Berlin ainda é a cidade mais aberta a profissionais estrangeiros de várias idades e níveis profissionais.

      Se você pensar algum dia mudar para Berlin, recomendo dois sites para você procurar vagas na sua área que são muito usados por estrangeiros por aqui:
      - http://berlinstartupjobs.com/ - Berlin Startup Jobs
      - http://www.jobsinberlin.eu/ - Jobs in Berlin

      Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida, é só postar aqui. Prometo não demorar tanto pra responder :)

      Abraço,
      Wagner.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Salários de TI na Austrália

Perguntas e Respostas: na busca do Sponsorship (parte 1)

Sydney x Berlin: custo de vida