Mais Lidos
Carregando...

Perguntas & Respostas: Mercado de TI na Austrália

A mensagem abaixo recebida via Facebook. O nosso leitor permitiu que publicássemos a mensagem e a resposta, porém pediu que seu nome fosse omitido.
Olá Wagner, tudo bem?
Meu nome é [nome omitido], moro em Florianópolis/SC, e estou te escrevendo devido a um post seu que encontrei no site brasileiros na australia, e a partir de lá também achei seu blog.
Encontrei seu post pois, atualmente, estou com planos de passar um período longo no exterior, meus destinos estão entre Canadá e Austrália. O objetivo é trabalhar nestes países na área de TI. Também trabalho com desenvolvimento de software, há 4 anos, especialmente em Java para web.
Fiquei muito contente em encontrar o teus posts e, principalmente, o seu contato! Gostaria de saber se você pode me auxiliar nesta etapa de levantamento de informações, sondagem, procura por jobs, etc. Assim como gostaria de saber se você tem alguma orientação ou dica para me dar.
Como anda o mercado por aí? Estão a procura de desenvolvedores Java? Você acredita que consigo alcançar este meu objetivo? 
Fico no aguardo, um grande abraço!

Olá! Tudo bem e você?

Bom vamos lá... Sobre Canadá ou Austrália, te confesso que em 2007 quando comecei a pesquisar sobre o skilled migration, achei o processo de obtenção de residência do Canadá mais fácil, porém como eu adoro praia (gosto do frio também, mas Canadá em comparação com Porto Alegre é um "pouco" demais) e o clima na Austrália é parecido com o do Brasil, eu optei por tentar vir pra cá mesmo.

A primeira dica que eu daria é ver se tu podes aplicar pro skilled migration e tentar a residência permanente, pois esse visto te dá permissão de trabalhar e viver na Austrália por tempo indeterminado.

Muita gente prefere não esperar, ou não atende os requisitos para pedir a residência e prefere vir com visto de estudante, o que eu não recomendo, pois tu só podes trabalhar 20 horas por semana e dificilmente encontrará trabalho em TI pelo fato de não poder trabalhar full time.

Sobre o mercado, apesar de TI sempre estar em alta, minha percepção hoje é de que o mercado já não está tão aquecido, mas ainda vejo um bom número de vagas abertas, principalmente pra quem trabalha com desenvolvimento de software.

Se tiveres alguma pergunta mais específica, fica à vontade para escrever aí que eu tento ajudar como puder.

Um abraço!

UPDATES: Aparentemente o mercado em IT (pelo menos em Sydney) ainda está indo relativamente bem. Alguns amigos que recentemente perderam o emprego por motivos diversos (fim de contrato, empresa fechando ou fazendo outsourcing, etc) conseguiram se recolocar no mercado relativamente rápido.

Minha impressão ainda é de que profissionais da área de desenvolvimento (principalmente aplicações entreprise, mas web também segue em alta) e teste ainda estão tendo uma boa demanda.

8 comentários. Clique para comentar.

  1. Sobre o visto de trabalho temporário (Visa 457) e o mercado de TI. Você tem colegas que aplicaram e estão, atualmente, trabalhando por meio desse visto?

    ResponderExcluir
  2. E na área de Infra, como está o mercado, principalmente na parte de redes e servidores linux ?

    ResponderExcluir
  3. ***Quando disse TI fui muito abrangente, me refiro a área de análise e desenvolvimento de software.

    ResponderExcluir
  4. Ola! Tenho acompanhado o seu blog e estou mesmo muito interessada em ir para a australia, e gostaria que fizesse um post com os primeiros passos para quem ta com ideias de ir! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Fala Wagner, beleza xará?

    Sobre o sponsorship (visto 457), sim conheço muita gente nesse visto, que é o mais popular entre os profissionais vindos da Europa e Reino Unido.

    Tenho vários amigos brasileiros que conseguiram sponsorship por aqui, sendo a maioria de IT. Alguns outros conseguiram em outras áreas como hospitalidade, engenharias (civil e quimica) e comércio exterior.

    A área de desenvolvimento de software (que também é a minha área de expertise) tem sido uma das mais aquecidas há anos. Desde 2008, quando cheguei aqui, a demanda sempre foi boa para profissionais de desenvolvimento, especialmente Java.

    Já na área de System Analysis, além to conhecimento técnico, também é necessária uma boa fluência no inglês, justamente em função da posição de Analyst.

    Qualquer dúvida, fica a vontade para postar aqui.

    Abraço,
    Wagner.

    ResponderExcluir
  6. Fala Renato, tudo bem?

    Área de infraestrutura em geral, não só administração de servidores Linux, mas também storage, networking, etc, também tem uma demanda muito boa, mas visivelmente menor do que a de desenvolvedores de software.

    Tenho dois amigos brasileiros que trabalham na Red Hat em Brisbane, um deles é residente e o outro está com sponsorship.

    Para poder tirar uma temperatura do mercado, é sempre válido dar uma olhada nos sites grandes de empregos aqui da Austrália, como o Seek.com.au e o MyCareer.com.au.

    Abraço!
    Wagner.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sarah!

    Sim, com certeza farei um post dando mais detalhes sobre o novo processo de aplicação para o visto de residência, principalmente porque várias mudanças foram implementadas pelo Departamento de Imigração.

    Fique de olho por aqui que em breve vou postar sobre isso.

    Wagner.

    ResponderExcluir
  8. Olá Nelson,

    Sobre o mercado de helpdesk, depende de qual nível de helpdesk estamos falando. Para os níveis mais júnior/básicos, minha impressão é que o mercado está saturado.

    Mas para suporte de áreas mais especializadas, onde é necessário um conhecimento de ferramentas específicas ou OSs variados (não só WindowS), acredito que o mercado seja melhor.

    Uma dica para que tu possas tirar uma febre do mercado no momento é dar uma olhada nos sites de emprego e ver o número de vagas nas principais cidades.

    Um abraço,
    Wagner.

    ResponderExcluir