Perguntas & Respostas: Áreas da TI

A questão abaixo foi levantada em um dos grupos de discussão sobre carreiras na Austrália no LinkedIn pelo Carlos e é sobre as diferentes áreas dentro de TI e seus respectivos mercados na Austrália:


Estou vendo muita gente perguntando de sponsor e empregos aqui na Austrália. Porem, TI é muito vago e engloba muitas tecnologias para você afirmar algo do tipo "Se você é de TI e tem um inglês bom, venha para Austrália que eles precisam de você!".

O que vejo no grupo são muitos profissionais de Java falando que o mercado está quente. Mas e as outras tecnologias? .Net, DBAs SQL ou Oracle, BI?

O que os outros profissionais tem a dizer sobre suas tecnologias? O que tenho visto na minha area, basicamente .Net, a demanda é muito grande, porem a concorrência tambem é. Tem muitos indianos e asiaticos concorrendo com você a muitos vezes com o PR na mão.
Carlos G Jr
Este ponto foi muito bem levantado pelo Carlos. Realmente há uma certa "generalização" quando se fala em mercado de IT na Austrália.

O mercado como um todo, na minha visão, segue sim aquecido, inclusive seguiu contratando mesmo durante a GFC. Porém, em termos mais específicos, o fato é que dentro de IT, a área de desenvolvimento de software é e sempre foi a mais aquecida.

Quanto às tecnologias, minha percepção é de que Java é disparado a tecnologia com maior demanda, seguida das tecnologias Microsoft (.Net e SharePoint em específico), e depois PHP e outras.

Áreas como SAP, BI, IS, DBAs também tem seu mercado, mas entendo que é um tanto menor do que a àrea de desenvolvimento de software, até porque há uma certa resistência em contratar gente sem ou com pouca experiência, visto que a grande maioria das empresas que usam ferramentas como BI, por exemplo, são empresas grandes e com volumes de dados enormes e que, muitas vezes por política interna, não contratam profissionais sem experiência, justamente porque estas posições lidam com informação muito sensível.

Por outro lado, nas áreas de Java, .Net e PHP, por exemplo, é muito comum ver empresas de todos os portes contratando profissionais de todos os níveis (júnior, pleno e senior). E minha percepção é de que normalmente as empresas contratam mais profissionais junior/pleno, pois muitas vezes elas preferem manter apenas 1 ou 2 profissionais senior por equipe, geralmente atuando como líder técnico.

Áreas como infra, helpdesk e network management, por exemplo, parecem ter uma rotatividade maior, pois a impressão que tenho é que estas são as únicas áreas dentro de IT que tem um procura maior que oferta no mercado.

Comentários

  1. Esse assunto da o que falar, muito bom, Wagner. Sou da área de Infra,Gestão e governança de TI, tenho graduação e MBA, e estou contando com essa rotatividade no bom sentido. Sei que existe a lista de skills mas é muito generalizada. Você acha interessante traduzir toda a documentação referente a formações feitas no Brasil, para uma possível apresentação ao um agente com intuito de pedir um visto permanente? Vc acha que isso seria um caminho correto ?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fala Wagner,
    pelo que tenho visto nos sites, aparecem mesmo muitas oportunidades p/ junior/pleno, entre 2 a 5 anos de experiência. Acabei de fazer uma busca no seek dot com dot au por "java" 1,537 jobs containing java in Sydney
    Ou seja está bem aquecido, com certeza. É aquele negocio que está sendo discutido no linkedIn, sem um bom inglês e persistência, estará perdendo seu tempo na Austrália.

    Mateus Couto

    ResponderExcluir
  3. Fala Mateus,

    Com certeza o mercado segue aquecido, e tem sido assim desde que cheguei na Austrália em 2008.

    Porém esse número de mais de 1500 vagas de Java em Sydney na verdade é um pouco maquiado, pois algumas empresas usam mais de um agente de recrutamento para a mesma vaga, e há também que se desconsiderar vagas defasadas.

    Mesmo assim, se chutarmos por baixo, acho que tranquilamente pelo menos umas 400-500 dessas vagas são posições realmente abertas no momento e aguardando profissionais para ocupá-las.

    Um abraço,
    Wagner.

    ResponderExcluir
  4. Oi Wagner,

    Por favor você poderia me dizer como esta o mercado para It Manager na AU?
    Possuo experiência como Gerente de Help Desk -NOC e SOC, Gerente de Projetos e Gerente de Negócios.
    Tenho ITIL V3 e ITIL Foundation V2(treinamento e certificação)+COBIT (world Pass-treinamento e certificação)+HDM Help Desk Manager e irei fazer a prova para PMI em 1 mês, mas não tenho curso superior.
    Gostaria de aplicar para o visto de residência mas não sei se por não ter o curso superior, tenho chances....possuo 8 anos de experiência.
    Você saberia me dizer se tem mercado para o meu perfil? Poderia me indicar algum curso ou certificação que me ajude.

    Obrigada,

    Juliana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana,

    Em geral, o mercado de TI segue aquecido, principalmente na área de desenvolvimento de software. Claro que a maioria das vagas que se vê por aqui são para desenvolvedores, mas também é possível encontrar vagas na área de gestão de projetos.

    Uma das principais diferenças entre a área técnica e a área gerencial é que a segunda exige um nível de inglês muito mais elevado, justamente porque gestão de projetos exige comunicação diária e clara. O que as duas áreas tem em comum é que a experiência profissional anterior é muito valorizada, ou seja, conseguindo comprovar sua experiência na área, já é um bom começo. As certificações PMI e PRINCE2 com certeza são ótimas credenciais no mercado daqui.

    Um abraço,
    Wagner.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gregory,

    Das áreas de TI, a impressão que tenho é que suporte, networks, infra, etc são as que tem tido menos demanda, pois esse mercado já tem bastante concorrência local e de outros muitos estrangeiros que já estão na Austrália.

    Em comparação com desenvolvimento de software, por exemplo, infra tem naturalmente muito mais candidatos no mercado, o que torna a concorrência mais acirrada.

    Minha dica principal (como já citei várias vezes aqui no blog) é focar não só na melhoria mas também no domínio do inglês antes mesmo de partir para entrevistas face-to-face. Dessa forma, se tu achares uma vaga onde tua experiência se encaixe perfeitamente, tu vais reduzir a chance de perder a posição por não ter conseguido se comunicar bem na hora da entrevista.

    Um abraço,
    Wagner

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Salários de TI na Austrália

Perguntas e Respostas: na busca do Sponsorship (parte 1)

Sydney x Berlin: custo de vida