Mais Lidos
Carregando...

Cidadania Australiana


Para quem já possui visto de residência permanente, obter a cidadania Australiana não chega a fazer grande diferença no dia a dia de quem já tem sua vida e rotina estabelecidas por aqui.

Ao se tornar um cidadão Australiano, basicamente, as diferenças:
  • Você passa a ser obrigado a votar sempre que houver eleições
  • Alguns empregos só aceitam candidados que são cidadãos Australianos, como algumas posições nas Forças Aéreas e Armadas, Exército, Serviço de Inteligência e Polícia Federal.
  • Você pode solicitar o passaporte Australiano.

Das três acima, imagino que a que faz maior diferença na prática para a maioria é a obtenção do passaporte Australiano, pois na hora de viajar para alguns lugares (principalmente para o UK e resto da Europa) certamente é mais fácil entrar com um passaporte Australiano do que um Brasileiro.

Ano passado muito se ouviu falar nos noticiários sobre muitos brasileiros que tiveram visto negado ou que foram simplesmente deportados por "outros motivos" ao tentar entrar na Espanha e na Inglaterra. Com um passaporte Australiano em mãos, imagino que a possibilidade de passar por uma situação dessas seria bem menor.

Para os que já estão aqui na Austrália a tempo suficiente e pretendem pedir a cidadania, atenção para as mudanças nos requisitos mínimos que entraram em vigor em Julho do ano passado:
  • O aplicante deve ter vivido na Austrália, com um visto válido, por no mínimo 4 anos antes da aplicação, sendo que destes 4 anos, pelo menos 1 ano com visto de residente permanente é obrigatório.
  • O aplicante não pode ter se ausentado da Australia por mais de 1 ano durante os últimos 4 anos, incluindo não mais do que 90 dias no ano anterior ao dia da aplicação.

Atendendo os requisitos e submetendo a aplicação para cidadania com sucesso, você então pode marcar seu Citizenship Test, que é uma provinha de conhecimentos gerais sobre a Austrália para mostrar que você é um "bom cidadão" e sabe pelo menos um pouquinho sobre o país que agora é sua casa.

Mais informações no site do Department of Immigration and Citizenship.

5 comentários. Clique para comentar.

  1. Wagner, não me recordo ou não achei algun texto relacionado a como obter o visto de residência permanente. Caso exista, pode indicar o link, caso não, seria um post interessante. Digo isso pq pretendo formar família na AUS.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fala Rodrigo, beleza?

    Tu tens razão. Desde que voltei com o blog, não publiquei mais nada sobre o processo do visto de residência.

    Eu tinha alguns textos no arquivo do antigo blog, então vou dar uma olhada e re-publico o que eu encontrar.

    Abraço!

    Wagner.

    ResponderExcluir
  4. Oi Wagner! Se a minha profissão não está naquela lista para visto de residente permanente então não tem a mínima chance de eu conseguir cidadania australiana?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulo!

    Depende. Há outras formas de se tornar residente que não seja através do skilled migration (SkillSelect). Por exemplo, tu podes conseguir um sponsorship em alguma empresa e, após 18 meses, tu podes pedir para a empresa entrar com uma nomination para que tu possas então solicitar a residência permanente.

    Com o PR em mãos, aí as regras que eu coloquei no post se aplicam (4 anos na Austrália + últimos 12 meses como residente). Assim tu podes te tornar elegível a cidadania.

    Abraço,
    Wagner.

    ResponderExcluir