Planejamento


Organizar tudo que precisa ser feito antes de sair do país parece fácil, mas não é.

Aliás, eu cheguei a conclusão que a melhor coisa que eu poderia ter feito nesse processo todo foi pedir demissão 1 mês antes da viagem. Fica a dica aos que, assim como eu, não tem uma namorada ou esposa querida e organizada para tomar conta das tarefas burocráticas que precedem a partida.

Por outro lado, é muito bom ter tempo disponível pra dormir, descansar, ler, etc, mas o mais importante é poder aproveitar o horário comercial pra fazer aquelas coisinhas que exigiriam aquelas escapadas do escritório. Algumas delas foram:

  • Fazer uma procuração de plenos poderes pra deixar com meu pai. Precisa ter firma reconhecida em cartório.
  • Solicitar baixa da minha empresa/pesso ajurídica. Os formulários também precisam de firma reconhecida.
  • Transferência do carro para o novo proprietário no Detran.
  • Buscar caixas de papelão para no mercado para a mudança.
  • Arranjar uma caixa para a bicicleta em alguma loja especializada.
  • Comprar mais uma mala de 32 kg no Centro.
Hoje, com essa experiência pré-mudança rumo a outro continente adquirida, algumas dicas que considero valiosas para quem vai passar -- ou está passando -- por uma situação parecida são:

  • Faça um checklist por escrito -- e não mental -- de tudo que tu puder lembrar de coisas que você precisa resolver antes de partir. Imprima o checklist e o coloque em algum lugar da casa onde você o veja várias vezes por dia, pois com certeza você vai lembrar de mais coisas ao longo dos dias. Não esqueça de coisas como alterar o endereço de correspondência no banco, seguradora, previdência privada, etc.
  • Quando o checklist estiver grande o suficiente, coloque em ordem os itens que precisam ser feitos por primeiro. Algumas coisas só podem ser feitas mesmo na última semana (por exemplo: cancelar a internet e o plano do celular. Outras, o quanto antes, melhor, como vender seu carro, por exemplo, pois esse tipo de coisa pode levar tempo.
  • Reserve pelo menos 3 semanas de tempo livre antes da data da viagem. Assim você terá tempo de visitar seus amigos e parentes e aproveitar bem os últimos dias no Brasil com eles. Eu reservei 1 mês e acho que foi o tempo ideal pra mim. Como já vendi o carro, estou fazendo muita coisa de ônibus, lotação ou taxi, que toma mais tempo do que se tivesse de carro.
  • Faça uma limpa nas roupas velhas e tralhas que estão pegando poeira na estante. Este é o melhor momento para fazer aquele sacolão de roupas para doação e para colocar no lixo aquela tralha que tu achavas que tinha algum valor sentimental.
  • Descubra as regras de excesso de bagagem de TODAS as companhias aéreas envolvidas no vôo. Por exemplo, eu estou indo de TAM de Porto Alegre até Guarulhos. Os demais trechos serão pela LAN Chile. Cada companhia tem regras de cálculo diferentes para o excesso de bagagem. Assim você não vai tomar nenhum susto na hora de pagar pelo excesso no check-in.  
  • Faça o teste da bagagem. Pegue as malas que e organize tuas roupas e quinquilharias exatamente como se fosses organizar no dia da viagem. Isso vai te ajudar a decidir se vai precisar de mais malas ou não. No meu caso, foi muito útil, pois o meu achômetro me dizia que eu não precisaria de uma terceira mala, mas no fim tive que comprar.
  • Tem amigos na Austrália? Mande um email pra eles pra saber se não tem ninguém vindo passar umas férias no Brasil. Se houver, seu amigo não vai se importar em levar uma mala pequena para você quando ele estiver voltando pra Austrália.
     
  • Arranje tempo para visitar TODOS os seus amigos e parentes. A essa altura do campeonato, você já deve ter se dado conta que não vai vê-los por um bom tempo. Planeje tempo com cada uma das pessoas que são importantes para você. Pode ter certeza de que ir embora sem dar aquele último abraço em um grande amigo do peito vai doer mais em você do que nele.
Eu li os todas as sugestões de itens de checklist que o pessoal do Forum Canguru sugeriu, mas tenho certeza que só vou lembrar de alguma coisa na última hora.

Faltam só 18 dias! Contagem regressiva!

Um abraço e até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salários de TI na Austrália

Perguntas e Respostas: na busca do Sponsorship (parte 1)

Sydney x Berlin: custo de vida